bannergov2023 
×

Aviso

There is no category chosen or category doesn't contain any items

I Festa do Cacau no Instituto Biológico de São Paulo

Evento destacará também a importância da produção paulista de cacau

O Instituto Biológico (IB-APTA), da Secretaria de Agricultura e Abastecimento do Estado de São Paulo, e a Associação de Moradores da Vila Mariana irão comemorar neste sábado (25) e domingo (26) a I Festa do Cacau - 27º Instituto Biológico de Portas Abertas, a partir das 10h. O evento é gratuito e promoverá a visita das crianças e adultos que plantaram cerca de 90 mudas de cacau em 2022 e receber as informações sobre estado de conservação e cultivo das plantas adotadas pelos “padrinhos” e “madrinhas”, na época. A entrada é 1 Kg de alimento não perecível que será doado ao Fundo Social de São Paulo.

O evento também terá como atração a realização de oficinas de chocolate, de pintura de ovos de Páscoa e outras atividades direcionadas ao público infantil. O Instituto de Tecnologia de Alimentos (ITAL-APTA), por sua vez, irá participar do evento com a realização de uma oficina de fabricação de chocolate, ministrada pelo pesquisador Valdecir Luccas e pela técnica Maria Angélica Razzé de Carvalho, atuantes no Centro de Tecnologia de Cereais e Chocolate (Cereal Chocotec), unidade técnica que há mais de 20 anos realiza PD&I de produtos e processos com foco em chocolates, balas, confeitos, cereais, pães, bolos e biscoitos. Essa atividade gratuita está alinhada à missão do Ital de contribuir para a evolução das áreas de alimentos, bebidas e embalagem em benefício do consumidor e da sociedade.

Além da parte técnica, os visitantes poderão conferir os produtos da Feira Criativa Fair&Sale, shows ao vivo e um espaço especial para a cultura indígena, que trará pintura corporal, etnojoias, artesanato, roda de conversa e contação de estórias da literatura dos povos originários (com o apoio da livraria NoveSete). Serão cerca de 70 barracas de marcas autorais, brinquedões e uma Praça de Alimentação caprichada para mais uma festa inesquecível, entre o maior cafezal urbano do mundo!

Programa Cacau SP

São Paulo tem Cacau! E com amêndoas de qualidade, produzido com sustentabilidade e grande potencial de produtividade! Mais uma vez, o Estado de São Paulo se mostra inovador e sustentável. Após intenso trabalho de adaptação e divulgação de tecnologia realizado pela Secretaria de Agricultura, por meio da Coordenadoria de Assistência Técnica Integral (CATI), é possível celebrar a evolução da área plantada com tecnologia e o aumento expressivo de produtores de diversas regiões interessados em investir na cacauicultura, que vem se firmando como alternativa viável dos pontos de vista econômico, social e ambiental.

Nasce, então, como um projeto, o agora Programa Cacau SP com a assinatura do Protocolo de Cooperação entre a SAA, por meio da CATI e dos institutos de pesquisa da APTA e o Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, por meio da Comissão Executiva do Plano da Lavoura Cacaueira (CEPLAC-MAPA) – maior autoridade em cacauicultura das Américas, que visa permitir a instalação da cadeia produtiva de forma organizada no Planalto Paulista e também no Vale do Ribeira.

O início: projeto consórcio cacau e seringueira no noroeste paulista

O Projeto Consórcio Cacau e Seringueira, executado pela CATI, desde 2014, por meio de sua unidade de São José do Rio Preto, em parceria com a Associação Comercial e Empresarial de São José do Rio Preto (ACIRP), com apoio da Fundação Cargill e da CEPLAC, se tornou o marco que possibilitou o reconhecimento da região noroeste paulista como área apta ao plantio da cultura, conforme descreve o Zoneamento para Plantio de Cacau no Estado de São Paulo, estabelecido pelo MAPA, em 2019 e a implantação do Projeto Cacau SP, com adaptação, geração e divulgação de tecnologia e capacitação de produtores e técnicos.

Notícias por Ano