bannergov2023 
×

Aviso

There is no category chosen or category doesn't contain any items

Pesquisadores da Secretaria de Agricultura debatem o futuro da alimentação durante ‘Mesa São Paulo’

Como a população vai se alimentar daqui cinco ou dez anos? Esta é uma das principais perguntas que estará em debate no Mesa São Paulo, um dos maiores congressos de gastronomia da América Latina, que ocorrerá entre os dias 24 e 27 de outubro de 2019, no memorial da América Latina, na cidade de São Paulo. O evento, organizado pela revista Prazeres da Mesa e corealizado pelo Governo do Estado de São Paulo, fecha com chave de ouro o ‘Feito em SP’, festival que vai eleger pratos e produtos típicos e saborosos de São Paulo. Foram realizadas etapas regionais da competição em todas as 15 macrorregiões do Estado e em cada uma foram selecionados quatro finalistas. Ou seja, os 60 finalistas irão se encontrar no ‘Mesa São Paulo’ para a grande final do ‘Feito em SP’.

Durante o evento, a Secretaria de Agricultura e Abastecimento do Estado de São Paulo, por meio de seus pesquisadores da Agência Paulista de Tecnologia dos Agronegócios (APTA), ministrará palestras para discutir para onde caminha a produção agropecuária e realizará aulas-show relacionadas à qualidade do azeite, carne, cogumelo e feijão. O tema do evento este ano é “Cozinha de transição: novos significados para um planeta em mutação” e a SAA também contribuirá com o debate, realizando diversas ações no chamado ‘Mesa Tendências’, espaço pago com palestras de grandes nomes da gastronomia brasileira e mundial e ‘Espaço Colmeia’, com programação gratuita e aberta ao público.

O diretor da APTA Regional, da Secretaria de Agricultura e Abastecimento de SP, Silvio Tavares, que coordena os 11 polos regionais de pesquisa distribuídos em todo o Estado, realizará a palestra “Integração Lavoura-Pecuária-Floresta: o sistema de produção de carne bovina no futuro”, em 25 de outubro de 2019, às 16h55 no espaço ‘Mesa Tendências’. O ILPF é um sistema que contempla a produção agrícola, pecuária e floresta, na mesma área. Silvio falará das pesquisas desenvolvidas na área e em como o sistema pode contribuir para o aumento da produção de carnes, grãos e florestas no Brasil de forma sustentável, além de minimizar a emissão de gases de efeito estufa (GEE).

“O sistema ILPF é considerado uma tecnologia sustentável para a agricultura e pecuária. Com ele é possível ter sucessivas safras de grãos, gramíneas, carne e introdução de componentes florestal na mesma área. O sistema permite que o produtor escolha o que vai ser produzido, como e quando, independentemente do tamanho da floresta. O sistema é rentável economicamente e traz grande sustentabilidade para a agropecuária nacional. A Secretaria, por meio da APTA e seus Institutos de pesquisa, tem se debruçado nesta temática que configura o presente e o futuro da agropecuária nacional”, afirma Tavares. Veja programação completa aqui.

A discussão do futuro da produção, gastronomia e alimentação também fará parte do Espaço Colmeia. Os debates ocorrerão no auditório da Biblioteca Latino-Americana, serão abertos ao público e contarão com a presença de cientistas, comunicadores, gestores e chefes de cozinha, que conversarão sobre o presente e o futuro do que vivemos e comemos. Clique aqui e veja a programação completa.

Em 24 de outubro, das 17h às 19h, os pesquisadores Célia Maria Doria Frasca Scorvo e João Donato Scorvo Filho, debaterão o tema “Pesca: reflexões sobre a pesca e aquicultura para o futuro”, ao lado de Rodolfo Viana, Eudes Assis, Telma Shiraishi, André Saburó e Cesar Calzavara. O debate será mediado pelo pesquisador da APTA, Daniel Gomes, que também mediará a conversa sobre “Agrotóxicos e saúde”, em 25 de outubro, das 14h às 16h.

O lixo e o meio ambiente serão outras temáticas discutidas no evento, dessa vez pela pesquisadora Edna Ivani Bertoncini, além de Maria Helena Pereira, Sarah Mello Leite Moretti e Paulo Melo, que debaterão os “Resíduos sólidos e líquidos do meio rural e urbano”. A conversa também será mediada por Gomes e ocorrerá em 26 de outubro, das 11h às 13h.

A criação animal e a sustentabilidade também serão discutidas no evento, que terá o pesquisador do Instituto de Zootecnia (IZ-APTA), da SAA, Geraldo Balieiro, e Ailim Aleixo debatendo o “Bem-estar animal, com qualidade e meio ambiente vivo”, em 26 de outubro, das 14h às 16h. Daniel Gomes também mediará a conversa.

“A Secretaria de Agricultura e Abastecimento de SP desenvolve mais de 700 projetos de pesquisa através da APTA. Nosso corpo de pesquisadores científicos, altamente especializados, tem muito a contribuir para o debate sobre a produção de alimentos e a alimentação no futuro. Estar no Mesa São Paulo, um dos principais eventos da área de gastronomia do mundo, é muito importante para mostrarmos nossas ações e contribuir para a troca de conhecimentos sobre o assunto”, afirma Antonio Batista Filho, coordenador da APTA.

Aulas-show

No estande do Governo do Estado de São Paulo, pesquisadores e chefes de cozinha ministrarão aulas-show para o público presente. Em 24 de outubro, das 14h às 15h, a pesquisadora Sandra Maria Pereira Silva, apresentará aula sobre plantas aromáticas e medicinais. No dia 25, os chefes Danielle Massas e Luigi Rea presentão aula de pastrami caseiro feito com carne de cruzamento de gado nelore com europeu. Em 26 de outubro, a pesquisadora Edna Ivani Bertoncini, falará sobre qualidade do azeite de oliva. Danielle Blanquez Massa dará uma aula sobre preparação de cogumelos em 26 de outubro, das 18h às 19h. A programação de aulas-show se encerra em 27 de outubro. Luigi Rea dará uma aula sobre feijão especiais, das 14h30 às 15h30, e das 18h às 19h a CODEAGRO, Coordenadoria de Desenvolvimento dos Agronegócios, lança o livro “Lancheira Saudável”.

Pesquisas e gastronomia: tudo a ver!

Há 10 anos, a Secretaria de Agricultura e Abastecimento do Estado de São Paulo, através da APTA, tem trabalhado para aproximar a pesquisa científica da alta gastronomia, por meio da participação de eventos da área. Em 2018, a Agência participou do Mesa São Paulo e expões alguns dos ingredientes estudados e selecionados em seus campos experimentais e laboratórios de pesquisa. Os trabalhos fazem parte de projeto de pesquisa mantido pelo pesquisador Daniel Gomes, que ao lado dos chefes de cozinha Danielle Blanquez, Luigi Rea e Carla Keiko, busca testar as características gastronômicas, relacionadas a cor, sabor e textura, dos produtos pesquisados pelos institutos de pesquisa paulista.

“Percebemos que nosso corpo de pesquisadores desenvolve e seleciona diversos ingredientes que podem se interessantes para o universo gastronômico. O que ocorre é que durante os processos de desenvolvimento de uma nova cultivar ou de um novo produto, nem sempre há interação entre esses pesquisadores e chefes de cozinha. Queremos mudar essa realidade e mostrar que a pesquisa científica e a gastronomia têm tudo a ver e precisam conversar. Quando isso ocorre, ganha a pesquisa, os chefes, os produtores rurais e os consumidores”, afirma Gomes.

Exemplo claro do sucesso dessa interação é o arroz preto IAC 600 desenvolvido pelo Instituto Agronômico (IAC-APTA), em 2004. Produzido por produtores do Vale do Paraíba, em São Paulo, o material começou a ter maior aceitação a partir da sua incorporação em pratos elaborados pelo chefe de cozinha Alex Atala. “A partir disso, criou-se uma demanda por esse produto especial, o que trouxe desenvolvimento para esse setor no Estado de São Paulo. O arroz preto é hoje queridinho em restaurantes e é utilizado em preparações em casa, por cozinheiros amadores”, conta Gomes.

SERVIÇO
Mesa São Paulo
Data: 24 a 27 de outubro
Local: Memorial da América Latina
Endereço: Av. Auro Soares de Moura Andrade, 664, portão 6
Mais informações: https://prazeresdamesa.uol.com.br/mundo-mesa/eventos/mesasp/

Notícias por Ano