bannergov2023 
×

Aviso

There is no category chosen or category doesn't contain any items

Secretaria habilitará profissionais para emissão de certificado que garante comercialização agrícola

A 51ª edição do “Curso de Habilitação de Responsáveis Técnicos para Emissão de CFO/CFOC” será realizada de 1º a 5 de abril, das 8h às 17h30, em Campinas, no Centro Avançado de Pesquisa de Proteção de Plantas e Saúde Animal do Instituto Biológico (IB-APTA), da Secretaria de Agricultura e Abastecimento do Estado de São Paulo. O CFO é o documento que garante a certificação de origem dos produtos.

Ele subsidia a Coordenadoria de Defesa Agropecuária (CDA) na emissão da permissão de trânsito, que possibilita ao produtor comercializar para outros Estados e para exportação. É emitido por profissionais da iniciativa privada, em suas respectivas áreas de competência, após aprovação em cursos para habilitação de responsáveis técnicos específicos.

Com público-alvo de engenheiros agrônomos, o curso é realizado pelo IB sob coordenação conjunta da CDA e do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa). O objetivo é atender normas técnicas de Certificação Fitossanitária, ditadas pela Instrução Normativa do Mapa nº 33.

Interessados em participar devem apresentar comprovante de registro ou visto junto ao Conselho Regional de Engenharia e Agronomia (Crea) e fazer o cadastro junto ao sistema de gestão de habilitados da CDA clicando aqui. Serão habilitados apenas os profissionais que atenderem aos requisitos previstos no Artigo 8º da Instrução: frequência integral em todas as aulas para serem submetido à avaliação e aproveitamento mínimo de 75% nas avaliações.

O material será entregue em formato digital, portanto é recomendável que o participante leve um equipamento com entrada USB para acesso ao conteúdo do curso. A programação completa pode ser consultada clicando aqui. Mais informações pelo telefone (14) 3882-2960 ou pelos e-mails marlon@cda.sp.gov.br e franco@biologico.sp.gov.br.

Centro Avançado de Pesquisa de Proteção de Plantas e Saúde Animal do IB: Alameda dos Vidoeiros, 1097 – Bairro Gramado – Campinas/SP
Por Hélio Filho

Secretaria de Agricultura e Abastecimento do Estado de São Paulo
(11) 5067-0069

Notícias por Ano