Semana de Ciência e Tecnologia: Veja a programação dos Institutos de Pesquisa da Secretaria de Agricultura de SP

Com o intuito de popularizar a ciência e mostrar a importância dessa atividade, anualmente é realizada a Semana Nacional de Ciência e Tecnologia, em que instituições de pesquisa apresentam de forma simples e divertida os trabalhos desenvolvidos por seus pesquisadores e como eles impactam o dia a dia de todas as pessoas. Os Institutos de Pesquisa da Secretaria de Agricultura e Abastecimento do Estado de São Paulo não ficam de fora dessas atividades e neste ano realizarão uma série de palestras envolvendo temas que abordam a produção de alimentos e suas relações com o solo, além de jogos dedicados a estudantes do ensino médio com informações a respeito dos alimentos processados, segurança, tipos e embalagens, além do consumo e destinação.

De acordo com Sergio Tutui, coordenador da Agência Paulista de Tecnologia dos Agronegócios (APTA), as atividades online buscam levar um pouco do que os Institutos de Pesquisa ligados à Agência e a à Secretaria de Agricultura fazem para a população em geral. “A pesquisa científica está em todos os momentos do nosso dia e é fundamental para avançarmos enquanto sociedade, para resolver problemas e pensar em soluções futuras. Os Institutos de pesquisa ligados à APTA foram e são essenciais para o Brasil alcançar altos índices de produtividade e fazer um agro sustentável, seguro e saudável. Atividades como essa são importantes para que a população conheça a relevância do nosso trabalho”, afirma.

Produção de alimentos e outras matérias-primas

O Instituto Agronômico (IAC) participará da Semana Municipal de Ciência e Tecnologia de Campinas. Com o objetivo de divulgar informações científicas que viabilizam a produção de alimentos e de outras matérias-primas presentes no dia a dia da população mundial, o IAC fará uma série de palestras envolvendo temas que abordam a produção de alimentos e suas relações com a base dos plantios de lavouras: o solo.

O que rola entre as plantas em suas interações com micro-organismos invisíveis a olho nu? Como o alimento é biofortificado para disponibilizar mais nutrientes ao consumidor? Qual a relação entre alterações climáticas e o solo? Como os drones, que encantam crianças e adultos, estão incorporados à agricultura? Esses conhecimentos serão transmitidos por pesquisadores do IAC, com linguagem clara e didática, em palestras para públicos diversos. A transmissão será no Canal de Youtube da Secretaria de Agricultura e Abastecimento de São Paulo. A audiência poderá interagir com os cientistas para comentar e tirar dúvidas. A série de palestras será nos dias 6, 7 e 8 de outubro de 2021, sempre às 9h, 10h e 10h30.

Indispensáveis à vida, os alimentos podem carregar ainda mais benefícios à saúde humana quando são enriquecidos por meio da ciência. A biofortificação de alimentos, como ela ocorre e quais os seus benefícios será tema da primeira palestra, em 6 de outubro, às 9h, com os pesquisadores do IAC Aline Coscione e Douglas Delaqua.

Tem interesse em saber como os drones são usados na agricultura e no monitoramento ambiental? Então acompanhe a apresentação dos pesquisadores Bernardo Cândido, Maria Carolina Hernandez Ribeiro e Caio Simplício Arantes, também no dia 6 de outubro, às 10h.

O tema “Da terra preta ao uso de biocarvão na saúde do solo” será tratado pelos pesquisadores Ruan Carnier e Aline Coscione, em 7 de outubro, às 9h.

Para quem deseja saber se as mudanças climáticas e as alterações no uso do solo alteram a disponibilidade hídrica das bacias hidrográficas, vale ver os pesquisadores do IAC Letícia Lopes Martins e Jener Fernando Leite de Moraes, no dia 7 de outubro, às 9h.

A relação entre micro-organismos do solo e as plantas e como se dá a colaboração para a produção de alimentos será abordada pelo cientista Matheus Cipriano, em 8 de outubro, às 9h.

Quem se conectar nessa série de palestras ainda conhecerá como é o trabalho no IAC em laboratório de pesquisa sobre parasitos de raízes, com o pesquisador Carlos Rossi, que irá apresentar um vídeo e promover um bate-papo com o público. Esse encontro virtual será no dia 8 de outubro, às 10h30.

Atividade educativa com premiação

O Instituto de Tecnologia de Alimentos (Ital) também integrará a Semana Municipal de Ciência, Tecnologia e Inovação de Campinas com a atividade educativa Viva a Tecnologia de Alimentos, que poderá ser acessada através do site da instituição a partir de segunda-feira (4), às 9h, até quinta-feira (7), às 15h.

Composta por vídeos e jogos dedicados à Ciência e Tecnologia de Alimentos, com envolvimento das pesquisadoras Izabela Alvim e Fabiana Ramos, a atividade é destinada a estudantes do Ensino Médio de Campinas e aborda alimentos processados, segurança dos alimentos, tipos de alimentos e embalagens, consumo e destinação.

Os participantes receberão pontuação por seu desempenho e quem estiver no topo do ranking será premiado com um kit de alimentos. Já a escola do primeiro colocado receberá publicações da Plataforma de Inovação Tecnológica do Ital voltadas à disseminação de conhecimento sobre alimentos industrializados.

Assessoria de Imprensa APTA
fdomiciano@sp.gov.br