Seminário “Ecossistema de Startups Inovadores do Agronegócio” é realizado no IAC de 22 a 23 de agosto

Com o objetivo de consolidar as lideranças no agronegócio e contribuir para que as novas tecnologias e soluções estejam disponíveis aos diversos elos da cadeia de produção agropecuária, será realizado, nos dias 22 e 23 de agosto de 2019 o Seminário “Ecossistema de Startups Inovadores do Agronegócio”, na sede do Instituto Agronômico (IAC-APTA), órgão da Secretaria de Agricultura e Abastecimento do Estado de São Paulo, em Campinas. Os temas serão focados em inovações nas áreas da agricultura e pecuária de precisão, com palestrantes que são referências nesses segmentos.

O evento é voltado para empreendedores, alunos de graduação e pós-graduação, pesquisadores, professores e outros profissionais com interesse em empreender no agronegócio. Os interessados podem se inscrever gratuitamente pelo site: http://icorpsbrasil.com.br/seminario/inscricoes/.

“No evento, as startups podem tanto aproveitar as oportunidades que se abrem com as tecnologias modernas, como também criar novas soluções para atender às importantes demandas dos produtores do agronegócio”, diz Lilian Cristina Anefalos diretora do Núcleo de Inovação Tecnológica do IAC (NIT-IAC), da Secretaria de Agricultura e Abastecimento.

A pesquisadora comenta que, no primeiro semestre deste ano foi realizado um treinamento de startups da rede NIT-APTA, no IAC, direcionado a pesquisadores e estudantes da pós-graduação do IAC. “O treinamento buscava transformar tecnologias promissoras em novos negócios; agora esperamos avançar no tema”, diz.

Durante o evento, serão avaliadas as alternativas para a solução de problemas que afetam a produção agropecuária, como a limitada conectividade, que dificulta a utilização plena das novas tecnologias, além da necessidade de ampliar a transferência de tecnologia para os produtores rurais.

“Existe agora um número relevante de participantes do treinamento i-CORPs, o que justifica a formatação de um ecossistema no qual os empreendedores e seus mentores estejam inseridos e conectados”, afirma Flávio Grynszpan, responsável pelo treinamento de startups realizado no IAC.

Para Lílian, é relevante mostrar o papel das startups, que formam o elo que faltava para efetivar a transferência dos resultados das pesquisas científicas e tecnológicas de universidades e institutos de pesquisa para o setor produtivo. “É possível criar novas empresas inovadoras e competitivas internacionalmente”, afirma diretora Núcleo de Inovação Tecnológica do IAC (NIT-IAC).

Serviço:
Evento: Seminário “Ecossistema de Startups Inovadores do Agronegócio”
Data: 22 e 23 de agosto
Contato: (19) 2137-0675/0615
Inscrição: http://icorpsbrasil.com.br/seminario/inscricoes/

Por Mônica Galdino (MTb 47045) e Carla Gomes (MTb 28156)
Assessoria de imprensa - IAC