bannergov2023 
×

Aviso

There is no category chosen or category doesn't contain any items

Secretaria de Agricultura abre portas de seus Institutos durante Semana Nacional de Ciência e Tecnologia

A Secretaria de Agricultura e Abastecimento do Estado de São Paulo abre as portas de seus Institutos de pesquisa entre 21 e 23 de outubro de 2019 para discutir bioeconomia e inovação. As atividades, que ocorrerão em Campinas, São Paulo e Nova Odessa, buscam apresentar para o público, principalmente os jovens e adolescentes, as atividades dos Institutos de pesquisa que formam a Agência Paulista de Tecnologia dos Agronegócios (APTA) e o papel da ciência e da tecnologia para o desenvolvimento de uma agricultura e pecuária sustentável. A ação faz parte da 16ª Semana Nacional da Ciência e Tecnologia, maior evento de popularização da ciência no Brasil, organizada pelo Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações, e da Semana Municipal de Ciência, Tecnologia e Inovação de Campinas (SMCTIC).

O objetivo dos eventos é mobilizar a população, em especial os jovens, para as ações científico-tecnológicas e intensificar as atividades de popularização da ciência. O tema escolhido para o evento deste ano é “Bioeconomia: Diversidade e Riqueza para o Desenvolvimento Sustentável”.

“Este tema tem tudo a ver com as atividades de pesquisa desenvolvidas pelos seis Institutos que compõem a APTA e a Secretaria de Agricultura. Temos um forte trabalho científico que visa o desenvolvimento de uma agropecuária econômica, social e ambientalmente sustentável. Desenvolvemos pesquisas científicas e incentivamos a inovação nas áreas da bioeconomia, como agricultura, alimentação, biodiversidade, química verde e desenvolvimento sustentável”, afirma Antonio Batista Filho, coordenador da APTA.

A APTA, por meio de seus Institutos, tem intensificado seus trabalhos relacionados àbioeconomia, atuando em conjunto com outras instituições da região de Campinas para criar a plataforma Agropolo Campinas-Brasil, uma plataforma institucional que visa fomentar um ecossistema de inovação na área de bioeconomiaque é uma tendência global baseada na substituição dos recursos originados do petróleo por recursos naturais em várias etapas da cadeia produtiva.

O coordenador da APTA lembra que além do desenvolvimento científico é necessário que os Institutos de pesquisa se voltem à sociedade, prestando contas para a população do dinheiro investido em suas atividades e mostrando o papel da ciência e da tecnologia no cotidiano. “A popularização da ciência faz parte do nosso trabalho. Precisamos mostrar nossos resultados e nossas atuações para o contribuinte, que por meio dos impostos financia nossas instituições, para as empresas privadas e agências de fomento, que também investem em nossas pesquisas, e para o produtor rural e indústria de alimentos, que são os grandes clientes da APTA, aqueles que vão adotar aquilo que desenvolvemos em nossos laboratórios e campos experimentais”, explica Batista Filho.

Confira a programação da Semana de Ciência e Tecnologia na APTA!

Campinas

IAC

Data: 21 e 22/10

Local: Sede do Instituto Agronômico – Av. Barão de Itapura, 1481, Botafogo, Campinas/SP

Atividades: As atividades do Instituto Agronômico (IAC-APTA) estão relacionadas a seus trabalhos nas áreas de grãos e fibras, solos, horticultura e Núcleo de Inovação Tecnológica (NIT). As ações fazem parte da programação da Semana Municipal de Ciência, Tecnologia e Inovação de Campinas (SMCTIC).

Os visitantes poderão conhecer as sementes provenientes das cultivares desenvolvidas pelo IAC, como feijão, milho, trigo, triticale, aveia, milho pipoca, amendoim, arroz, sorgo, adubos verdes, mamona e crotalaria. Será possível conhecer também como ocorre a manutenção de um ambiente adequado para as plantas, os microrganismos benéficos encontrados no solo, o monitoramento agrícola e ambiental com drones e veículos aéreos não tripulados e ainda o controle de erosão do solo e conservação da água e seu mapeamento.

O público poderá ver amostras de plantas aromáticas e medicinais e as pesquisas com mandioca, batata-doce e cará do IAC. Será possível conhecer tecnologias inovadoras relacionadas ao cultivo de batata.O catálogo com o portfólio de tecnologias do Instituto também estará exposto para mostrar a importância da pesquisa e o desenvolvimento tecnológico para os participantes. Serão realizadas ainda dinâmicas com os alunos por meio de atividades interativas. Clique aqui e confira toda a programação. 

Campinas

IB

Data: 22/10 das 9h às 11h

Local: Centro Experimental Central do Instituto Biológico – Alameda dos Vidoeiros, 1097, Gramado, Campinas/SP

Atividades: O público que visitar o Centro Experimental Central do Instituto Biológico, também conhecido como Fazenda Mato Dentro, poderá conhecer os trabalhos do IB na área de controle biológico, que consiste na utilização de inimigos naturais das pragas para combatê-las. A tecnologia é sustentável e segura para o aplicador dos produtos biológicos no campo e para a população, já que não traz resíduos nos alimentos.

Durante o dia 22 de outubro, o público poderá participar da palestra “A biodiversidade a favor do controle biológico de pragas para uma agricultura sustentável”, que será proferida pelo pesquisador do IB, José Eduardo Marcondes de Almeida, e visitar o laboratório de controle biológico do Instituto. Clique aqui e veja a programação completa. 

Campinas

ITAL

Data: 21/10 das 13h30 às 15h

Local: ITAL –Av, Cônego Antônio Roccato, 2880, Campinas/SP

Atividades:Alunos do ensino fundamental II e da Educação de Jovens, Adultos e Idosos (EJA) terão a oportunidade de conhecer as dependências das unidades técnicas do Instituto de Tecnologia de Alimentos (ITAL-APTA), durante a Semana Municipal de Ciência, Tecnologia e Inovação de Campinas (SMCTIC). Será possível conhecer as unidades especializadas em produtos cárneos, panificação, cereais, chocolates, balas, confeitos, laticínios, frutas, hortaliças, engenharia de processos, indústria e embalagens. As 40 vagas já foram preenchidas.

São Paulo

IB e IEA

Data: 21/10 das 9h30 às 16h30

Local: Sede Instituto Biológico – Av. Conselheiro Rodrigues Alves, 1252 - V. Mariana - São Paulo/SP

Atividades: O Instituto Biológico (IB-APTA) e o Instituto de Economia Agrícola (IEA-APTA) realizarão em São Paulo, Capital, em 21 de outubro, palestras com o tema “Segurança alimentar e os desafios econômicos e sanitários”. Durante a manhã, das 9h30 às 12h, pesquisadores do IB participarão da mesa redonda “Sanidade e segurança alimentar” e ministrarão palestras relacionadas ao mito da carne, fungos nos alimentos, taxoplasmose nos alimentos, higiene nos alimentos relacionadaà bactéria e transmissão de contaminantes pela água.

Na parte da tarde, das 14h às 16h20, pesquisadores do IEA, IB e Esalq/USP participarão da mesa redonda “Sanidade no agronegócio: desdobramentos para as exportações brasileiras”, e ministrarão palestras relacionadas ao surto de peste suína e as exportações de carne suína e de frango para a China, aflotoxinas na cadeia de produção do amendoim e as exportações do produto em grãos e as moscas-das-frutas como condicionantes para as exportações brasileiras. A programação completa pode ser acessada aqui.

Nova Odessa

IZ

Data: 23/10 das 8h às 12h

Local: Sede do Instituto de Zootecnia – R. Heitor Penteado, 56, Centro, Nova Odessa/SP

Atividades: As ações do Instituto de Zootecnia (IZ-APTA) estão focadas em universitários da área de medicina veterinária. Durante o dia 23 de outubro de 2019, os estudantes poderão participar de palestras que apresentarão as linhas de pesquisa do Programa de Pós-Graduação em Produção Animal Sustentável do IZ, que oferece curso de mestrado. Também serão proferidas palestras relacionas a produção animal sustentável e o uso de óleos essenciais e a aplicabilidade na cadeia de produção.

O público também poderá visitar o Laboratório de Bromatologia, o Centro de Zootecnia Diversificada – Ovinos e a Unidade Experimental de Forragicultura e Pastagens do IZ.

Notícias por Ano